A dimensão espacial do protesto: morfologia e dinâmica das marchas do magistério de Oaxaca, México
Palavras-chave:
Espacialidade, Protesto social, Movimento de professores, Seção 22, CNTEResumo
Realiza-se a observação e análise das marchas da Seção 22, identificando os processos espacialmente imbricados durante seu desenvolvimento e investigando concretamente sua morfologia e dinâmica. Com base em uma pesquisa etnográfica e documental fundamentada teoricamente na abordagem socioespacial, reconhecem-se certos padrões espaciais relacionados a uma dualidade aparentemente contraditória: ordem e disciplina/característica festiva, resultado de sua própria subdivisão e dinâmica intersetorial. Como conclusão, propõe-se a importância de pensar a identidade em estreita relação com a dimensão espacial do protesto, constatando a necessidade de considerar o espaço como um elemento estrutural, mas também estruturante de ações coletivas como a marcha.
Referências
Albet, A., y Benach, N. (2012). Doreen Massey. Un sentido global del lugar. España: Icaria.
Arriaga, M. de la L. (2002). Impacto político de las luchas magisteriales en México (1979-2000). Tesis de maestría. Universidad Nacional Autónoma de México: México. Recuperada de: http://132.248.9.195/pdtestdf/0310094/Index.html
Auyero, J. (2002). La geografía de la protesta. Trabajo y Sociedad. Indagaciones sobre el empleo, la cultura y las prácticas políticas en sociedades segmentadas, III (núm. 4): 1-14. Recuperado de: https://flacsoandes.edu.ec/sites/default/files/%25f/agora/files/javier-auyero-la-geografia-de-la-protesta.pdf
Ávila, N. (2015). Espacio público y protesta magisterial. La disputa por el centro histórico de la ciudad de México. Revista Miradas Críticas, IISUABJO, COMECSO, pp. 47-58. Recuperado de: https://www.researchgate.net/publication/318659097_Espacio_publico_y_protesta_magisterial_La_disputa_por_el_centro_historico_de_la_ciudad_de_Mexico
Bautista, E. (2015). La política y las calles. Resistencias y continuidades en Oaxaca, México, Instituto de Investigaciones Sociológicas, México, Miguel Ángel Porrúa-IIS-UABJO.
Carrera, V. (2009). De le deferencia a la rebeldía. Movilización en Oaxaca, 2006: Un acercamiento a la experiencia organizativa del pueblo oaxaqueño. Tesis de maestría. Universidad Nacional Autónoma de México: México. Recuperada de: http://132.248.9.195/ptd2010/marzo/0655804/0655804_A1.pdf
Della Porta, D., y Diani, M. (2011). Los movimientos sociales. España: Editorial Complutense y Centro de Investigaciones Sociológicas.
Estrada, M. (2016, 1 de agosto). Oaxaca una historia sin fin. Revista Nexos. Recuperado de: https://www.nexos.com.mx/?p=29010
Favre, P. (1990). La Manifestation. Francia: Fondation Nationale de Sciences Politiques.
Flores, J. (2010). Las alternativas de resistencia del movimiento magisterial en Oaxaca frente a las acciones de represión generadas por parte del Gobierno del Estado en el periodo 2006-2008, Tesis de Licenciatura, México, Facultad de Ciencias Políticas y Sociales, UNAM.
Hernández, S. (2017a). Movimiento social y coyuntura: La Sección XXII del SNTE y la reforma educativa en Oaxaca. Revista Mexicana de Estudios de los Movimientos Sociales, (núm. 2): 24-57. Recuperado de: http://www.revistamovimientos.mx/ojs/index.php/movimientos/article/view/36
_____. (2017b). Educación y Protesta. Cinco ensayos sobre sindicalismo y educación. México. México: Red Mexicana de Estudios de los Movimientos Sociales. Recuperado de: http://www.redmovimientos.mx/2016/wp-content/uploads/2016/10/Educacion-y-Protesta.pdf
Iglesias, P. (2008). Multitud y acción colectiva postnacional: Un estudio comparado de los desobedientes: De Italia a Madrid (2000-2005). Tesis de doctorado. Universidad Complutense de Madrid: España. Recuperada de: https://eprints.ucm.es/id/eprint/8458/1/T30518.pdf
Kraemer, G. (2004). Cultura política indígena y movimiento magisterial en Oaxaca. Alteridades, 14 (27), 135-146. Recuperado de: https://www.redalyc.org/pdf/747/74702708.pdf
Lizama, J. J. (2002). La Guelaguetza en Oxaca: Fiesta, identidad y construcción simbólica en una ciudad mexicana. Tesis de doctorado. Universitat Rovira i Virgili: España. Recuperada de: http://www.tdx.cat/handle/10803/8415
Maldonado, B. (2002). Autonomía y comunalidad india. Enfoque y propuestas desde Oaxaca. México: Instituto Nacional de Antropología e Historia (INAH), Secretaría de Asuntos Indígenas del Gobierno del Estado de Oaxaca.
Martin, D., y Miller, B. (2003). Space And Contentious Politics. Mobilization: An International Quarterly, 8 (2): 143-156. doi: https://doi.org/10.17813/maiq.8.2.m886w54361j81261
Martínez, J. (2009). Eso que llaman comunalidad. México: Consejo Nacional para la Cultura y las Artes, Secretaría de Cultura de Oaxaca.
Martínez, V. R. (2006). Movimiento magisterial y crisis política en Oaxaca. En J. Vicente (Comp.), Educación sindicalismo y gobernabilidad en Oaxaca (pp. 75-93). México: Editorial del Magisterio Benito Juárez del SNTE.
_____. (2007). Autoritarismo, movimiento popular y crisis política: Oaxaca 2006. México: Instituto de Investigaciones Sociológicas, Universidad Autónoma Benito Juárez de Oaxaca.
_____. (2009). La APPO : ¿rebelión o movimiento social? Nuevas formas de expresión ante la crisis. México: Instituto de Investigaciones Sociológicas, Universidad Autónoma Benito Juárez de Oaxaca.
Massey, D. (2012). Geography Matters! A Reader. En Doreen Massey. Un sentido global del lugar (pp. 95-112). España: Icaria.
Rizzo, A. (2007). Tiempos en conflicto: la protesta social en los noticieros televisivos, II Congreso Internacional de la Asociación Argentina de Semiótica, 7 al 10 de noviembre, Centro Cultural Rosario Argentina.
Rodríguez, E. (2008). La marcha de protesta como un texto multimodal. Tesis de doctorado. Centro de Investigaciones y Estudios Superiores en Antropología Social: México. Recuperada de: http://repositorio.ciesas.edu.mx/handle/123456789/108
Sindicato Nacional de Trabajadores de la Educación, Coordinadora Nacional de Trabajadores de la Educación Sección XXII (2016). Documento Orientador para el I Congreso Político Extraordinario de la Sección XXII.
Tamayo, S., Granados, A., y Minor, F. (2010). Identidades colectivas y cultura política. La protesta estudiantil. En A. López, N. López-Saavedra, S. Tamayo, y R. Torres (Coords.), Yo no estuve ahí pero no olvido. La protesta en estudio (pp. 211-318). México: Universidad Autónoma Metropolitana-Azcapotzalco.
Tapia, L. A. (2016). La sección 22 del SNTE. Una aproximación a su lógica y a su organización interna. En E. Bautista, M. Garza, y F. Matamoros (Coords.), Participación y rupturas de la política en México. Subjetividad, luchas y horizontes de esperanza (pp. 91-120). México: Miguel Ángel Porrúa, Universidad Autónoma Benito Juárez de Oaxaca.
Tarrow, S. (1997). El poder en movimiento: Los movimientos sociales, la acción colectiva y la política. España: Alianza Editorial.
Tilly, C. (2009). Los movimientos sociales: 1768-2008. Desde sus orígenes a Facebook. España: Editorial Crítica.
Vicente, J. (Comp.). (2006). Educación, sindicalismo y gobernabilidad en Oaxaca. México: Editorial del Magisterio Benito Juárez del SNTE.
Yescas, I. y Zafra, G. (2006). La insurgencia magisterial en Oaxaca, 1980, México, UABJO-IEEPO.
Zafra, G. (2008). Sindicalismo o educación. Las paradojas del magisterio oaxaqueño, El Cotidiano, vol. 23, no 148. pp. 139-145.
Downloads
Publicado
Versões
- 2025-01-04 (2)
- 2024-12-31 (1)
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 REVUELTAS. Revista Chilena de Historia Social Popular

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Revueltas. Revista Chilena de História Social Popular publica exclusivamente sob a licença Creative Commons CC BY NC SA 4.0, que exige:
- Reconhecimento: A autoria de cada material deve ser reconhecida, o que implica apresentar, em local visível, o nome de quem o escreveu. Além disso, deve-se informar o local de onde foi obtido, indicando um endereço eletrônico.
- Não comercial: Todo o material publicado pela revista é distribuído gratuitamente. A revista não permite que terceiros façam uso comercial do material aqui disponibilizado. Muitas das publicações são fruto de recursos públicos, e a revista as publica gratuitamente para garantir sua ampla distribuição. Qualquer uso comercial das publicações aqui apresentadas é estritamente proibido.
- Compartilhar igual: Qualquer pessoa tem garantido o direito de realizar todas as ações descritas na seção "Cobertura de Acesso Aberto", mas deverá sempre respeitar a licença sob a qual publicamos. Isso implica que o uso do nosso material deve ser feito sob esta mesma licença.
- Internacional: Nossa licença exige que o material esteja disponível sem restrições regionais.
O copyright de cada artigo reconhece a autoria de seus escritores, que poderão utilizá-lo nas condições estabelecidas pela licença.